mesa_cozinha_forrada_papel_autocolante

No seguimento do post anterior, deixo aqui mais um DIY para forrar móveis com papel autocolante vinilico (papel contact no Brasil). 

Forrar móveis com papel autocolante vinilico é uma boa opção para quem tem um móvel velho e/ou danificado, mas também poderá ser uma alternativa para renovar a decoração. 

Foi o que fiz com a minha mesa de cozinha, depois de lhe pintar os pés (poderão ver aqui), o foco recaiu sobre o revestimento da mesa com papel vinílico autocolante. 

Há uma enorme variedade de padrões e cores, embora muitas vezes tenhamos de recorrer a lojas estrangeiras. Não foi o caso deste, porque comprei- o na Leroy Merlin, mas confesso que a variedade em Portugal é escassa e deixar a desejar. 

rolo_papel_vinilico_adesivo

Quais as dificuldades sentidas na aplicação do papel vinílico autocolante?

A nossa maior dificuldade foi com a secagem/aderência do papel autocolante à superfície, neste caso, o vidro da mesa. 

3 dicas para aplicação do papel autocolante vinilico/papel contact

1ª dica – Comprem o papel ligeiramente acima da largura que irão precisar. A minha mesa da cozinha tinha 80cm de largura e comprei o papel vinílico adesivo com 90 cm de largura. Ora isto permitirá fazer uma colagem inteira, sem recortes (para não ficar tipo manta de retalhos). De comprimento tinha 3m, mas só precisei de 1,40m.  Aqui, foi só cortar ao comprimento necessário. Ressalva: deixamos 5 cm extra de cada um dos lados, para dobrar e colar por debaixo da mesa, para  dar mais consistência/aderência. 

vinilico_adesivo_mesa_cozinha

2ª dica – Não exagerem na água! Sim, a cola deste papel vinílico adesivo é ativada com água e também é a água que ajuda o papel a ter a maleabilidade necessária, para que possamos “ajeitar” o mesmo à mesa/móvel. Ou seja, devemos pulverizar com água o papel autocolante, à medida que o formos descolando e também a superfície onde o vamos colar (neste caso, a mesa). 

Neste passo…acho que exageramos e pulverizamos demasiado, pelo que foi mais difícil do papel aderir à superfície. Cuidado assim com a pulverização! 

pulverizar_papel_vinilico

3ª dica – Se exagerarem na pulverização da água, com a ajuda de um secador, não demasiado perto para não queimar o papel autocolante, tentem secar a superfície ou, pelo menos, ajudar a secar. Também recorremos a ajuda de um cartão (pode ser multibanco ou qualquer outro de compras) para alisar as bolhas que se formam! É fundamental como explica no próprio desenho indicativo de como aplicar o papel vinílico adesivo. Com a ajuda do secador e do cartão (pode ser também uma espátula alisadora) ficarão mais próximos de conseguir um bom resultado!

passar-cartão-no-vinil

Atenção que as indicações não mandam secar com secador! Nós é que recorremos a essa estratégia para secar mais depressa e para que o papel vinílico autocolante aderisse melhor à mesa. 

mesa-cozinha-adesivada

É um trabalho que requer alguma perícia e uma boa dose de paciência! Contudo, para nós, o trabalho compensou (o que é que conseguimos sem trabalho?) e gostamos do resultado final! 

Já puseram mãos à obra hoje?