descobre-o-teu-estilo-decorativo-sala-escandinava

1 Post 1 Estilo Decorativo #1 - Escandinavo

Irei iniciar uma espécie de “série” para descobrires qual o teu estilo decorativo: 1 Post 1 Estilo Descorativo!  

Já sabemos que a decoração  é uma forma de expressar a nossa personalidade e, como tal, os móveis, os objectos, padrões, texturas e cores devem refletir a nossa identidade. Mas atenção: nunca devemos perder de vista a funcionalidade e praticabilidade dos espaços, adequando-os à nossa vivência!

Dos diversos estilos de decoração existentes, há sempre 2 ou 3 com os quais nos identificamos mais. E não há mal nenhum nisso! Vários estilos podem confluir num mesmo espaço. Basta harmonizar, basta querer! Decorar não tem uma lista de regras restritas a cumprir. 

Decorar é muito mais uma questão de sentimentos, sensações e emoções do que regras (embora o design de interiores tenha algumas). Por aqui, a decoração é baseada nisso mesmo: Sentimentos, sensações e emoções! 

estilo_decorativo_escandinavo

 Estilo Escandinavo

Comecemos pelo meu queridinho de sempre – o Escandinavo. Há várias razões para gostar tanto dele, uma delas é a sua característica atemporal. 

Dependendo das fontes e críticos,  uns apontam o início do estilo no começo do Sec. XX ou fins do Sec. XIX. Tendo em conta que o seu principal criador – Carl Larsson – um sueco nascido em 1853 – não teve uma carreira com sucesso imediato (a história dele é interessante…começou com ilustrações…mas não cabe aqui), eu apontaria para início do Sec. XX, de facto. 

Este é o estilo ideal para quem  quer uma casa minimalista, mas aconchegante, onde  tradicional e contemporâneo podem coexistir e onde o simples e o sofisticado convivem numa dualidade pacífica

As cores neutras como o branco, o cinza, o bege e os nude ganham destaque, assim como as candy colors nos elementos decorativos (o estilo que tenho optado para a sala…para quem acompanha o instagram). 

transforme-decoracao-escandinava

Temos assim a elegância da madeira presente em mesas, camas, armários ou mesmo chão; e depois o aconchego é conseguido com o uso de colchas, mantas e tapetes.  A região Escandinava é uma zona fria e com poucas horas de luz… daí que se procure este aconchego em mantas e dai a paleta de cores claras, onde a luz natural deverá inundar as nossas casinhas. 

Por aqui, o estilo Escandinavo pelas suas características minimalistas tem sido também um estilo de vida em construção. 

Nota: As imagens aqui apresentadas foram retiradas do #pinterest. Se por acaso alguma violar direitos autoriais ou necessitem de créditos (não encontrei referência para os dar), por favor, entre em contacto com a autora deste blog, para que as mesmas sejam retiradas ou os devidos créditos atribuídos. Obrigada.